TRIP - 8R 5316 MAO-BEL
A Trip Linhas Aéreas é hoje a empresa que mais destinos serve em todo o território nacional. Além das operações regionais que obtém grande sucesso nas regiões mais interioranas do país, a empresa possui também rotas-tronco que ligam alguns de seus principais hubs. Nesta noite eu voaria numa destas rotas, mais precisamente aquela designada pelo código 8R (da Trip), vôo 5316, originado em Manaus, com destino a Salvador e escala intermediária em Belém. Minha missâo seria de voar o primeiro trecho entre as duas metrópoles da Amazônia.
Painel de vôos do Eduardo Gomes e o 5316 logo acima em destaque
Como tratava-se de uma curta viagem, optei por deixar meu carro no estacionamento do Eduardo Gomes (pagando R$ 24,00 de diária ao invés dos abusivos R$ 58,00 tabelados por meio de Lei Municipal cobrados por empresas de taxi comum e rádio-taxi de qualquer ponto de Manaus até o aeroporto). Após o check-list executado pela empresa concessionária do estacionamento dirigi-me ao check-in da Trip, situado no terminal 1, embarque A, ao lado dos balcões de Azul e Gol. Apesar da curta viagem estava com 15kg em minha bagagem, a qual foi logo despachada.
Às 2315LT, após passar pelo procedimento de raio X eu já estava na sala de embarque aguardando no portão de número 1 a aeronave que me levaria até o Aeroporto Internacional Val de Cães/Júlio César em Belém.
Às 2315LT, após passar pelo procedimento de raio X eu já estava na sala de embarque aguardando no portão de número 1 a aeronave que me levaria até o Aeroporto Internacional Val de Cães/Júlio César em Belém.
Sala de embarque ainda relativamente tranquila
O embarque do 5316 estava previsto para as 2340LT, com decolagem programada para 0020LT do dia seguinte. Cerca de dez minutos antes do horário previsto chegava, procedente de Porto Velho, o Embraer 175 de matrícula PP-PJF que seguiria rumo à BEL e depois SSA. O PP-PJF é um avião novo, entregue em 28/05/2010, serial number 17000309, equipado com um par de motores General Electric CF34-8E5 que conferem 2000 milhas náuticas de autonomia. O PP-PJF está configurado em 86 assentos de classe única na disposição 2-2.
O embarque do 5316 estava previsto para as 2340LT, com decolagem programada para 0020LT do dia seguinte. Cerca de dez minutos antes do horário previsto chegava, procedente de Porto Velho, o Embraer 175 de matrícula PP-PJF que seguiria rumo à BEL e depois SSA. O PP-PJF é um avião novo, entregue em 28/05/2010, serial number 17000309, equipado com um par de motores General Electric CF34-8E5 que conferem 2000 milhas náuticas de autonomia. O PP-PJF está configurado em 86 assentos de classe única na disposição 2-2.
Por volta da meia noite os passageiros do vôo 5316 foram chamados para o embarque através do portâo 1, ponte A-18. Ao entrar no PP-PJF ocupei meu assento 6F na janela e em menos de 10 minutos o embarque foi encerrado e a aeronave tratorada para o pátio principal do SBEG. 0015 hora local e o taxi pela Alfa rumo à pista 10 foi iniciado. Exatamente à meia-noite e vinte os motores gritaram alto e o PJF rolou pela pista 10 até a decolagem com discreta curva à direita e sobrevôo pela zona norte e leste de Manaus rumo à BEL.
Decolagem durante a noite
31 polegadas de pitch e após muito tempo nâo preciso encostar os joelhos no assento da frente
Perspectiva da cabine de pax a partir do assento 6F
31 polegadas de pitch e após muito tempo nâo preciso encostar os joelhos no assento da frente
Perspectiva da cabine de pax a partir do assento 6F
Durante a decolagem era inevitável a ocorrência de alguma turbulência, a qual predominou nos primeiros 40 minutos dos 110 previstos para o cumprimento do trecho até Belém. Já estabilizados no nível de cruzeiro, o par de comissárias a cargo do vôo deu início ao serviço de bordo, composto de sanduíche como prato principal, bolo e seleção de frutas como sobremesa. Como opções de bebida foram servidos suco de laranja ou manga, café ou água. Nada de refrigerantes!
Serviço de bordo bastante acima da média das main carriers nacionais
Os assentos e o pitch do Embraer 175 da Trip merecem destaque amplamente positivo. Em que pese o fato de o aviâo ser o menor E-Jet operando no país, consegue oferecer um nível de conforto que pode ser considerado discretamente superior ao da Azul (que utiliza os Embraer 190 e 195) e incomparavelmente superior aos das principais empresas, TAM e Gol. O único ponto em que o 175 da Trip perde é na questão do entretenimento, composto unica e exclusivamente de sua revista de bordo (simples, direta, de leitura agradável e sem matérias enfadonhas como ocorre nas publicações das concorrentes).
Safety card e revista: únicos entretenimentos disponíveis
Encerrado o serviço foram apagadas as luzes e os passageiros tiveram pouco mais de 40 minutos antes da chegada para tentar dormir. Por volta das 3 da manhã já estávamos em procedimento de pouso e quinze minutos mais tarde o PJF sobrevoava a Baía de Guajará e a orla da capital marajoara na final da pista 06. 0318 da manhã e o avião tocava o solo paraense, realizando backtrack ao final da 06 e livrando pela pista 20 até o terminal de passageiros. O PP-PJF parou no gate de número 2, encerrando a perna MAO-BEL do 5316 o qual se estenderia até Salvador.
Excelente Frederico... a Trip consegue oferecer um ótimo custo/benefício em algumas rotas, como MAO/BEL/MAO, esperamos vida longa a companhia por estas bandas.
ResponderExcluirParabéns Fred pelo FR, eu confesso que esses E-jets são bem + espaçosos que os aviões da congêneres.
ResponderExcluirExcelente FR! Se puder, poste mais fotos. Obrigado, continuem assim galera do MST!
ResponderExcluirParabéns pelo FR. MST bombando na região Norte.
ResponderExcluirAbraço.
Fred excelente FR...
ResponderExcluirServiço de bordo da Trip era tão bom, depois da fusão azul/trip só tem aquelas porcaria de biscoito.
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