A American Airlines lançou seu novo vôo MIA-MAO-MIA em 14/06/2012, sendo a segunda empresa a oferecer o serviço sem escalas entre as duas cidades e o terceiro player a concorrer nas rotas Manaus-Estados Unidos, junto da TAM e Copa Airlines.
AA 964 MAO-MIA
American Airlines Boeing 737-823 N886NN Foto via FlightAware |
Texto e fotos por Rogério Ruiz
Chegar ao aeroporto de Manaus naquela noite foi um pouco diferente do costumeiro, pois devido às obras de expansão, o estacionamento foi reposicionado para uma área provisória com uma entrada diferente do anterior. Até existem placas indicando a mudança, mas de noite, sem nenhuma iluminação sobre as mesmas, a maioria dos motoristas desavisados passam direto e vão fazer o retorno mais adiante. Ainda bem que para voos internacionais, sempre tomo o cuidado de sair com tres ou quatro horas de antecedencia, para evitar imprevistos. Melhor esperar no aeroporto do que ter uma surpresa desagradável.
O check-in ja estava aberto e, apesar da antecedência de tres horas, já havia alguns passageiros sendo atendidos. O atendimento estava lento, mas imaginei que fosse pelo pouco tempo da companhia na cidade e consequente falta de experiencia da equipe, afinal, havia pouco mais de uma semana do início das operações da American em Manaus.
No guichê, o atendente foi simpatico e atencioso. Mas como todo voo para os Estados Unidos, ele fez várias perguntas de segurança como quem fez as malas, se o celular era nosso, com quem o celular havia estado, se haviamos recebido algum pacote de estranhos, etc. Perguntas respondidas, documentos conferidos, o rapaz imprimiu os cartões de embarque e nos entregou, informando que o embarque iniciaria por volta de uma hora antes da saída do voo.
Saímos do check-in e voltamos mais tarde para passarmos para a sala de embarque. Passamos pelo raio-x e logo em seguida pela Polícia Federal para apresentação dos passaportes e logo estávamos na sala de emabarque 5, aguardando a chamada para o voo.
Boarding passes na mão, embarque no grupo 4 |
Sala de embarque internacional do Eduardo Gomes, aos poucos ficando cheia |
Embarque anunciado, nos dirigimos à ponte F, onde nos esperava um reluzente Boeing 737-800 com winglets da empresa. De noite, era dificil ver o registro, mas descobrimos tratar-se do N886NN e, para nossa agradável surpresa, era um dos novos equipamentos já com SkyInterior.
O N886NN é um avião novíssimo. Realizou seu primeiro vôo de teste em 20/02/2012, sendo entregue à American Airlines em 08/03/2012. Seu número de frota AA é 3HV, número de série 33233 e número de linha 3950. Seus motores são os já tradicionais CFM56-7B24 e SELCAL AEKL.
Na porta, o símbolo da aliança OneWorld e do Wi-fi em voo – serviço que só está disponível nos voos domésticos. O avião cheirava a novo! De diferente, quase tudo! A iluminação mais bonita e melhor distribuida pelo teto, que tambem recebeu um novo design, juntamente com os bins, mais práticos e mais fáceis de abrir e fechar. Sobre os assentos, os controles de luzes e saídas de ar condicionado totalmente redesenhados, mais bonitos e muito mais práticos do que o antigo. Quanto às poltronas, ao reclinar o encosto, o assento desliza para frente, tornando o pouco reclínio mais confortável. E o pitch das filas é imcomparavelmente melhor do que o utilizado pela Gol. Durante o embarque, a simpática tripulação, sempre sorridente, saudava os passageiros. Uma das comissárias traduzia todos os “speeches” do comandante em portugues perfeito. Era brasileira! Isso foi um reconhecimento claro da importancia do mercado brasileiro para a American Airlines.
Embarque no portão 5, ponte F-13 |
O patch azul da OneWorld na porta do 737 |
Iluminação padrão dos 737 Sky Interior |
Saídas de ar-condicionado do 737 Sky Interior |
Final do embarque e ótima ocupação |
Terminado o embarque, percebemos que a ocupação estava excelente, pois havia pouquíssimos assentos vazios. As 23h50, horário estimado de saída iniciamos o push-back. Motores acionados, flapes em posição cinco e... seguimos parados. Alguns miutos depois, o comandante anuncia que havia uma discrepância entre os dados do computador de bordo e os dados da documentação entregue pelo pessoal de terra, afetando o balanço da aeronave e que retornaríamos ao gate para averiguação, mas que não iríamos demorar.
Voltamos ao portão F e os motores foram cortados. Vinte minutos depois, o comandante anuncia que o problema foi resolvido e que logo partiríamos. De fato, à 00h20, fomos empurrados novamente para a taxiway do pátio. Iniciamos um taxiamento rápido e à 00h25, entramos na pista. As luzes e estrobos de decolagem foram acionadas. Sem esperar muito, as manetes foram levadas à frente, fazendo os motores roncarem alto e logo nos sentimos comprimidos nos assentos, enquanto o Boeing disparava pela pista. A corrida foi longa – decoalmos logo antes da marca dos mil da cabeceira oposta - e a aeronave deixou o solo suavemente, iluminada pelas luzes da cidade.
Curvando à esquerda, voamos paralelos à pista e depois curvamos à direita, rumo ao norte; o comandante informou-nos que o tempo em rota era bom com poucas áreas turbulentas e que o tempo de voo seria de 4h50, com chegada prevista para as 05h20 da manha, horário de Miami.
Prontos para o push.... |
...push realizado mas.... |
... a aeronave retornou ao gate F. |
Uma hora apos a decolagem, teve inicio o serviço de bordo. Para um voo na madrugada, o menu foi dentro do esperado. Foi servido um sanduiche frio de queijo e peito de peru com tomate e alface, um pacotinho de batatas fritas e uma tortinha de cupuaçu com chocolate. Para beber, refrigerantes, agua, sucos e café. Correto, mas nada excepcional.
Serviço de bordo do AA964 |
Depois do serviço encerrado, era hora de dormir um pouco para que as quase cinco horas de voo passassem logo. Às 04h45 da manhã, iniciamos a descida para pouso em Miami. A tripulação passou pela cabine recolhendo os ultimos resíduos e verificando cintos de segurança e posição dos encostos. Entramos em Miami pelo sudeste e curvamos primeiramente à esquerda e depois à direita para interceptar o ILS da pista 09.
Às 05h25, o comandante trouxe as manetes para idle, arredondou e o Boeing 737-800W tocou o solo americano, retornando para sua base. Havia passado somente dez minutos além do horario previsto para chegada do voo. Taxiamos ate o gate D39. No desembarque, comprovamos a eficiência da companhia: durante o check-in em Manaus, foi solicitada uma cadeira de rodas no desembarque para a esposa do colaborador do MSTeam, que tem dificuldade de locomoção. O equipamento – devidamente sinalizada com o sobrenome da passageira um painel eletronico - havia sido providenciado e um funcionario estava aguardando. A imigração foi rápida (outra agradável surpresa) e as malas ja estavam fora da esteira quando descemos para o piso de desembarque. Assim, pouco depois das 06h, estávamos a caminho do trem que nos leva ao Car Rental e tínhamos todo o dia para aproveitar a cidade.
APP para a RWY09 de KMIA |
Curta final para a 09 |
O voo da American Airlines tem tudo para se tornar o favorito do mercado amazonense. O horario de chegada proporciona aproveitar o dia inteiro na cidade de Miami, ou ainda, tomar qualquer conexão da companhia mesmo no banco de voos mais cedo, que decolam por volta das sete da manhã.
Excpecional Flight Report. A American mostrou a que veio, as ocupações estão ótimas e as concorrentes já sentiram o baque inicial.
ResponderExcluirAdorei, parabens, já estou aguardando o de volta!
ResponderExcluirRealmente a AA veio pra conquistar e dar dor de cabeça as concorrentes, excelente FR.
ResponderExcluirAbraços amigos!
Parabéns, excelente Flght Report!!!
ResponderExcluir