segunda-feira, 11 de julho de 2011

Flight Report: GRU-DXB-GRU no 777 da Emirates

O MSTeam publica nesta segunda mais um interessantíssimo Flight Report: nosso colaborador Eduardo Bentes voou entre São Paulo e Dubai e a partir de agora contra um pouco da jornada de ida e de volta numa das maiores empresas aéreas em atividade.



Emirates
Boeing 777-36N(ER) A6-ECO
Foto por Konstantin von Wedelstaedt



EK 262 GRU-DXB
EK 261 DXB-GRU

Parte 1: São Paulo-Dubai


Há um bom tempo eu tinha vontade de conhecer Dubai, principalmente após ler/ver reportagens e/ou matérias sobre o lugar, além de ter visto fotos de um amigo que havia visitado a cidade em 2010, Particularmente admiro muito lugares modernos e prósperos, cidades com muitos arranha-céus e nada melhor do que Dubai, metrópole que tem crescido muito nos últimos anos e lá praticamente tudo é novo.

Após ter cogitado efetuar a viagem com a South African Airways, resolvi utilizar os serviços da flag carrier dos Emirados Árabes Unidos, a Emirates.

Apesar de intitular este texto como Flight Report, vou considerar mais como Fotolog dos voos realizados, uma vez que não disponho de muitos dados técnicos, a exemplo de consideráveis FR conhecidos por todos nós.

O voo da ida, EK 262, em 18/04/2011, foi realizado pelo Boeing 777-36NER, matrícula A6-ECO, aeronave que teve seu primeiro voo em 12/02/2009, sendo entregue à Emirates no final daquele mesmo mês.

Cheguei ao Aeroporto Intl de Guarulhos pouco antes das 23h indo diretamente para o Terminal 2 – Asa D, onde se situa o check-in da Emirates. Para meu espanto encontrei o lugar bastante tranquilo, quase sem ninguém. Entrei na fila e fui direto para atendimento no balcão da classe econômica, sendo atendido com cortesia e eficiência.


De posse de meu cartão de embarque e de restituição de bagagem, além de rápida passagem pela área de Raio-x, dirigi-me ao Portão 22, sem antes, é claro, deixar de conferir os produtos do Free Shop, que me foi útil apenas para comprar um travesseiro de pescoço.



Com partida prevista para 01:25, a equipe de solo da empresa anunciou a chamada de seus passageiros com 30min de antecedência e logo se formaram 3 filas, sendo uma para os passageiros da Primeira Classe e Executiva e outras duas para os passageiros da Econômica. Não demorou e o embarque foi iniciado.




Meu assento escolhido para a longa jornada de 14h40 até Dubai foi o de número 46K. Gostei bastante do lugar, que é a primeira fileira de 2 poltronas, quase no final da aeronave. Com isso, ganhei mais centímetros de espaço para o assento da frente, uma vez que nessa área inicia uma leve curvatura.




Sobre todas as poltronas, haviam cobertores, travesseiros e uma necessaire contendo pasta e escova de dente, meia e máscara de olhos (foto abaixo).

Antes do pouso, os cobertores e fones de ouvido são recolhidos pela tripulação.


Ainda no solo no início da madrugada, uma pequena visão do pátio solitário de GRU.


Antes da decolagem é oferecido o menu que compunha, para aquele trajeto, de café da manhã, lanche e almoço.


Sobrevoo sobre o Rio de Janeiro. Na foto dá pra ver as praias de Ipanema e Copacabana. A partir daí a aeronave faz sua travessia pelo Oceano Atlântico depois África, Arábia Saudita e então os Emirados Árabes Unidos.


O café da manhã composto de omelete, batata assada e tomate acompanhado de croissant, pão comum, frutas, geléia e suco.


Depois de saborear o café da manhã (em plena madrugada do Brasil), hora de dormir um pouco. As luzes da aeronave são apagadas e sobressai o efeito no teto da aeronave, simulando um céu estrelado.


Travessia do Atlântico.


Depois da travessia do “grande lago”, um desvio antes de sobrevoar o continente africano.



Em algum lugar da África..



O sistema de entretenimento da Emirates é muito bom, o qual é chamado de ICE, contendo mais de 1.200 canais de filmes, documentários, músicas, jogos etc.


O controle para interação com o sistema ICE.



A revista do programa ICE disponível em cada poltrona. Só de filmes em português, somam 40.


O Air Show te dá informações interessantes como a matrícula do avião em que você está voando.


O lanche servido durante a viagem. Bebidas, sanduíche, frutas e tinha chocolate também.


Entrando na Arábia Saudita.


Sobrevoando a cidade de Jeddah na Arábia Saudita.


Com cerca de 2h antes do pouso é servido o almoço, sendo a minha opção escolhida carne assada com purê de batatas e legumes, salada com pedaços de queijo, mousse de chocolate como sobremesa, pão, torrada, geléia e chocolate.
Antes da refeição principal, os tripulantes oferecem bebidas e snack




Já no leste da Arábia Saudita, sobrevoando a cidade de Dammam.


Finalmente a chegada em Dubai e parada no Terminal 3.


Algumas fotos da área de desembarque.







Parte 2: Dubai-São Paulo


O voo de retorno, EK 261, em 25/04/2011, foi realizado pelo Boeing 777-31HER, matrícula A6-ECF, aeronave que teve seu primeiro voo em 14/01/2008, sendo entregue à Emirates em 29/01/2008.

Área de embarque. Uma pequena parte do que há de lojas tipo Free Shop.



Os inúmeros voos da Emirates, incluindo o meu para GRU.


Sala de embarque.




Embarcando no A6-ECF.


Nosso vizinho. No início da manhã, é possível ver vários A380 da EK partindo.



Devidamente acomodado no assento 46A.





Uma das bonitas comissárias da Emirates.


O avião possui câmera no nose gear. A imagem capturada foi durante o taxi para decolagem da pista 12R.




Vídeo da decolagem de Dubai:



Vista de Palm Jumeirah.


Não tenho imagem do café da manhã mas segue figura abaixo do menu mostrando o que fora servido.


O Air Show mostrando a travessia da África.


AirShow na rota DXB-GRU


Costa da África, prestes a iniciar a travessia do Oceano Atlântico.


Depois da travessia e quase atingindo o litoral brasileiro pelo estado do Rio de Janeiro foi servido almoço, cujas opções estão na figura do menu abaixo. É possível ver também as opções de lanche que foram oferecidas no meio da longa viagem (a empanada estava deliciosa e até repeti). Desculpas pela ausência das imagens das refeições.


Sobre Arraial do Cabo.


Speed brakes. Estamos em aproximação para pouso em GRU.


E depois de um suave pouso pela 09R de GRU, a aeronave é parada na posição H06, finalizando a grande trajetória do EK 261.





Resumidamente, gostei muito de ter voado com a Emirates. Ambas tripulações eram compostas de pelo menos um brasileiro e foram bastante atenciosas, sempre passando pelos corredores da aeronave oferecendo algo, procurando proporcionar o melhor conforto ao passageiro. Certamente um dia voltarei a utilizar os serviços da EK. Quem sabe num A380 entre DXB e SYD (planos para 2012). Grande abraço.

8 comentários:

  1. Parabéns pelo FR Edu, sonho de muitos entusiastas em voar na Emirates.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o Flight Report cara, eu também gostaria muito de voar Emirates.

    Parabéns pelo seu ótimo FR.

    ResponderExcluir
  3. gostei muito tio legal boniata as fotos!

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigado. Quem sabe numa próxima oportunidade eu anote mais detalhes do(s) voo(s) para abrilhantar ainda mais o FR. Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Vídeos relacionados a esse Foto Report..

    http://www.youtube.com/watch?v=nVCW3utC6UM

    http://www.youtube.com/watch?v=FVgjNgLwdv0

    ResponderExcluir
  6. Coloquei os videos no corpo do FR....belissimo FR Dudu, e o sr estava escondendo ele....rs

    ResponderExcluir
  7. Muito bom o flight report, hoje estou indo pela mesma companhia aerea, para Dubai porem com destino a China. se conseguir encaminho as fotos para fazer o mesmo trabalho.

    ResponderExcluir