sábado, 2 de outubro de 2010

Guia de Spotting - Aeroporto Internacional Eduardo Gomes

O Manaus Spotting Team publica hoje a segunda versão do guia de planespotting do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes. Agradecemos a todos os colaboradores e entusiastas pelo apoio, e este singelo guia é dedicado a todos vocês. Os locais de spotting mencionados são lugares nos quais o acesso não é restrito, todavia é sempre muito importante lembrar que a principal regra do planespotting é sempre respeitar as normas de conduta e segurança aeroportuária, o que permite que o hobby seja praticado sem que ofereça nenhum tipo de risco à segurança operacional.

Spotting Guide – Aeroporto Internacional Eduardo Gomes


Aeroporto Internacional Eduardo Gomes - TPS 1 (2003)
Foto por AirSpeed



O Aeroporto Internacional Eduardo Gomes em Manaus é considerado uma das jóias do planespotting nacional, e motivos para isto não faltam:

• o aeroporto dispõe de um ótimo terraço, com algumas posições oferecendo a possibilidade de se fotografar sem que as famigeradas vidraças atrapalhem o hobby;
• o movimento de aeronaves em MAO está dentre o mais diversificado do país, principalmente no que se refere a aeronaves cargueiras, vôos charter, vôos regionais, aviação executiva e aeronaves executando escala técnica de/para a América Central e do Norte.

Em determinados dias, a movimentação cargueira é intensa durante o dia e à noite: em solo pode-se encontrar simultaneamente aeronaves do porte do DC-10, MD-11, Boeing 767 e Boeing 747. A movimentação doméstica não foge do que é o comum nos principais aeroportos brasileiros, todavia há alguns movimentos que se destacam: diariamente o aeroporto recebe o Airbus A330-200 e o Boeing 767-300ER da TAM; quatro vezes por semana pousa o Embraer 190 da Copa Airlines e três vezes semanalmente opera o Boeing 737-700 da Delta Air Lines (este vôo encerra-se em 30/01/2011).

Nos meses de janeiro a abril destaca-se a grande movimentação charter, em sua maioria proveniente dos EUA. Os principais visitantes neste período são os Boeing 737-800 da Miami Air International e DC-10-30 da Omni Air International.

A aviação regional possui papel marcante e essencial, com várias operações de ATR da Trip e Total, além das diversas empresas de táxi aéreo baseadas no Eduardo Gomes. Destaque também para os vários pousos técnicos que ocorrem na cidade, sejam eles de aeronaves comerciais de passageiros e de carga, aviação executiva e operações militares (principalmente USAF, Força Aérea da Venezuela e Argentina).

A disposição da pista, taxiways e pátio permitem que se fotografe durante todo ano, contudo em alguns meses o terraço fica em posição contrária a luz do sol. Os melhores meses para a prática do spotting compreendem o período entre março a agosto, quando o sol fica favorável durante todo o dia. No mês de setembro o sol passa a ficar sobre a pista e numa posição favorável somente no período da tarde. De outubro a fevereiro o terraço fica contra o sol e as fotos ficam com luz favorável somente quando o avião entra em determinados boxes: pela manhã nos boxes D, E e F e à tarde nos boxes A, B e C.



Principais locais de spotting

1) Terraço
2) Cercas
3) Avenida do Turismo


Locais de spotting


1. Terraço

O terraço do Eduardo Gomes é um dos melhores do país. Conhecido por alguns spotters como a “arquibancada” do SBEG, o local possui determinados locais nos quais é possível fotografar sem a presença dos vidros. Esses lugares são pequenas passagens estreitas próximos a mureta que separa o terraço do telhado, uma à direito e outra à esquerda.

No lado esquerdo do terraço tais passagens permitem que se fotografe aviões que taxiam provenientes do terminal 2 e do terminal de carga. Com mais alguns milímetros de distância focal é possível até registrar as aeronaves na taxiway bravo. No final desta taxiway e neste spot é possível fazer a foto mais característica de MAO, com luz favorável no período vespertino.





Na mureta do lado direito é possível fotografar todos os aviões que se dirigem à pista 10. Nas manhãs dos meses de luz favorável (março-setembro) é o melhor lugar para se conseguir sideshots.




É importante salientar que é terminantemente proibido subir no telhado, assim como jogar no lugar qualquer tipo de lixo ou resto alimentar.

O terraço é o ponto de referência utilizado quando falamos da posição do sol. Os vidros do local estão cobertos com película de insulfilm escura, o que pode até atuar a favor de evitar que algumas fotos estourem (principalmente quando se fotografa entre meio-dia às 15h). Recomendamos levar uma garrafa d’água, uma vez que o local é relativamente abafado.

Os usuários de DSLR necessitam de um range entre 18 (para aeronaves do porte do 747) a 200mm (para aviões do porte do Cessna Caravan) para se usar no terraço. Fotos de ação são possíveis somente de decolagem, e são necessários 250-300mm (no caso de widebodies) e 400mm (narrowbodies) para obter um bom resultado.



2. Cercas

Em cada lado do terminal há duas longas cercas as quais permitem observar parte do movimento do aeroporto, além de algumas aeronaves que ficam estacionadas no pátio. A primeira cerca fica ao lado do desembarque da TAM e do Bob´s, e permite uma visão direta dos aviões da Vasp que estão parados desde 2005. Neste spot também é possível fotografar aeronaves que estacionam no box F, com melhor luz durante a tarde.



A segunda cerca inicia-se na outra extremidade do terminal (ao lado do desembarque da Gol e da Casa do Pão de Queijo). Esta cerca vai até o portão principal de acesso ao Terminal de Cargas e à TWR SBEG, com diversas possibilidades de fotos durante o dia e à noite. O local não é deserto por possuir uma calçada na qual funcionários caminham entre o TPS1 e TPS2 mas o spotting através da cerca ficou um pouco mais difícil desde maio de 2010, quando tendas provisórias para o armazenamento de carga foram instaladas, o que impediu que se fotografasse os aviões que ficam estacionados nos boxes 19 e 20. Assim como ocorre no terraço, na parte inicial desta cerca é igualmente possível fotografar os aviões saindo da taxiway bravo.



3. Avenida do Turismo

A Avenida do Turismo é uma via que contorna parte da cabeceira 10 do SBEG. O lugar permite fotos de pouso, mas é consenso entre os spotters locais de que o local não é recomendado para a prática regular do spotting: trata-se de uma via de pouco movimento de pessoas, próxima a locais de mata fechada, onde não há local para estacionar e onde os veículos trafegam em alta velocidade. Nos meses de março a setembro o melhor ponto para fotografar fica em frente a um pequeno galpão próximo da entrada para a Praia Dourada. Nos meses de outubro a fevereiro, bons resultados são obtidos fotografando-se da calçada próximo ao condomínio Vila dos Passarinhos.



Sugerimos a nossos colegas entusiastas que fotografem sempre usando roupas leves (devido ao calor), e caso necessário, utilizem-se de algum produto (ou até mesmo papel higiênico molhado) para limpar as vidraças caso seja necessário. O rádio é um companheiro importante para o planespotting: basta sintonizar as frequências 118,3 e 119,1.

2 comentários:

  1. Excelente. Sempre spotteei do terraço, na próxima ida a Manaus quero fotografar dessa cerca!!

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  2. qual o dia mais movimentado em manaus para spotting? abraços

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