domingo, 26 de setembro de 2010

Flight Report Qatar Airways Parte 1: São Paulo-Buenos Aires

O Manaus Spotting Team traz hoje a primeira parte do flight report especial da Qatar Airways de autoria de nossos colaboradores Wesley Lichmann e Eduardo Bentes. Na primeira parte o trecho de ida entre o Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos e o Aeroporto Ministro Pistarini de Buenos Aires/Ezeiza.


Qatar Airways
Boeing 777-2DZ(LR) A7-BBD
Foto por Andrew Compolo


QATAR AIRWAYS - QR921 GRU-EZE

Dia 4 de setembro, passava-se das 13h00min, realizávamos nosso check-out no hotel Matiz. Logo em seguida nos direcionamos para o microônibus que nos deixaria no TPS 1 do aeroporto de Guarulhos. Começaria a expectativa para pegarmos o vôo para Buenos Aires, mas não era qualquer vôo, voaríamos com a Qatar Airways, uma das 5 empresas do mundo ranqueada como 5 estrelas, segundo o guia Britânico Skytrax, o mais conceituado do setor.

Já nos encontrávamos no TPS-1 e caminhávamos pelo saguão de GRU em direção ao check-in da Qatar no TPS-2, mas como os balcões só abririam as 15h00min, fomos dar uma olhada nos vidros com vista para o pátio de GRU, que operava as pistas 27L e 27R em um dia com poucas nuvens e com temperatura agradável. Horas depois voltaríamos para as posições de check-in.

Aproximadamente 15 minutos antes das 14h40min(nosso vôo partiria às 17h40min), os balcões já estavam abertos. Sem fila relevante, uma funcionária já aparecia com um cordial “Bem vindo a Qatar Airways” e fornecendo um bag-tag muito bem feito por sinal. Em poucos minutos já estávamos sendo atendidos e o “Bem vindo a Qatar Airways” era ouvido novamente, com identidade, passaporte e os cartões de credito e do Privilege Club em mãos, realizávamos nosso check-in com um atendimento muito atencioso e cordial. Boarding pass na mão, assento 12A marcado no site da empresa, agora era só esperar pelo tão aguardado embarque.

Já passava das 15h30min e nos encontrávamos no setor de embarque do TPS-1, enquanto o belíssimo Boeing 777-200LR não chegava, acompanhávamos as saídas do “heavy metals” que partiam para vários destinos no Brasil e exterior. Minutos depois já se encontrava em solo a aeronave que nos levaria para Buenos Aires, depois de mais de 15h00min de vôo, o A7-BBD terminava a primeira etapa do vôo QR 921 DOH-GRU-EZE.



Passageiros e tripulação da etapa DOH-GRU já desembarcados, agora faltava poucos minutos para o embarque. Uma nova tripulação (realizam o bate e volta) assumiria essa perna do vôo GRU-EZE e assim que tudo já estava dentro dos conformes o embarque era iniciado 5 minutos antes do previsto, 16h05min. Passageiros com o Privelege Club dourado, Business class e com prioridade embarcaram primeiramente, depois de forma bem organizada pela empresa os passageiros da econômica embarcaram, primeiramente os pax com boarding pass com bolinha na cor vermelha e por ultimo os com bolinha azul localizada no canto esquerdo alto do boarding pass.



Eduardo e eu encontrávamos acomodados nas poltronas 11A e 12A respectivamente, cada um com seu travesseiro, manta e fone de ouvidos e tendo como vista à bem projetada asa do T7 com seus imponentes GE-90. As poltronas na configuração dos B777-200LR da Qatar Airways na econômica estão dispostas em 3-3-3, cada uma com sua respectiva tela e com o controle do sistema AVOD (Audio Vídeo On Demand), chamado pela Qatar de Oryx em referencia ao animal que pertence ao grupo de antílopes que também é o logo da companhia. Comecei explorando um pouco o Oryx, enquanto o push-back não era iniciado, e que belo sistema de AVOD é o Oryx, opções não faltam, filmes, musicas, programas de TV, jogos em grande quantidade e qualidade, só de áudio são mais de 500 opções de CDs de vários estilos.



Minutos antes das 17h40min o A7-BBD começa seu push-back, ouvia-se o baixíssimo ruído das GE-90, no PA alguns avisos foram realizados em quatro línguas: inglês, árabe, espanhol e português e os avisos de segurança eram realizados nas telas de cada poltrona. Push-back realizado, nosso taxi para a 27R de GRU começava, taxi pela G, B, ponto de espera da O, na O esperamos a decolagem de um A320 da TAM e de um B737-800 da Gol, ingressa na 27R, P, Q e alinha na 27R, iniciamos um rolling takeoff, chama a atenção o baixíssimo nível de ruído dos GE-90.



Avisos de cintos apagados e seguíamos subindo, suuuuuubindo ao 390 como nível final e no eixo da aerovia UM788 bloqueando Bagé trocando para UN741UA314 e iniciando a STAR até EZE. Pelo PA o aviso de que o serviço de bordo seria realizado em instantes, enquanto não era servido, acompanhava pela janela a subida do T7 ao som do U2, enquanto na poltrona da frente o Edu já selecionava o filme que iria ver por boa parte da viagem. Neste momento era entregue a cada passageiro lenços quentes, um menu com as sugestões de prato principal que neste dia era frango ou peixe, acompanhados de uma salada de feijão com um molho árabe, pão sírio, biscoitos e bolo de cenoura.

Mesinhas abertas e o bem apresentável jantar era devorado por todos na classe econômica, o jantar estava realmente saboroso e em boa quantidade, coisa raríssima nos tempos de hoje na aviação. Tudo de forma muito bem servida pela comissária que era oriental, aliás, as tripulações da Qatar são verdadeiras reuniões dignas de conselho da ONU, as tripulações são compostas por pessoas de várias nacionalidades.



Nivelados no 390, enquanto o Edu via seu filme, eu acompanhava o moving map, que indicava um tempo de vôo de 2h:30min ate a capital Argentina. O vôo transcorria de forma tranqüila. Dentro de mais alguns minutos iniciávamos nossa descida para Ezeiza. Sinceramente, este vôo não pareceu em nenhum momento um vôo de 2 horas e 30 minutos, pelo entretenimento e tempo muito bem dispensado ao jantar, mais parecia um vôo de 40 minutos ou algo parecido. Aproximação para EZE, e às 20h23min tocávamos a pista 11, o A7-BBD encerrava a ultima perna do QR 921.

Um comentário:

  1. Adorei, vou fazer essa viagem em setembro, e foi muito legal ver seu post!
    Obrigada!

    ResponderExcluir