domingo, 26 de setembro de 2010

Flight Report Qatar Airways Parte 2: Buenos Aires-São Paulo

Na segunda parte do flight report Qatar Airways, nosso colaborador Wesley Lichmann descreve a experência de voar na Classe Executiva da única empresa aérea cinco estrelas a operar no terrtório brasileiro. Embarque a partir de agora no QR922 Buenos Aires-São Paulo!


Qatar Airways
Boeing 777-2DZ(LR) A7-BBE
Foto por Steve Brimley


QATAR AIRWAYS - QR922 EZE-GRU

Nossa rápida passagem por Buenos Aires chegara ao fim. Tarde do dia 06, uma bela tarde com céu sem nenhuma nuvem e temperatura agradável, saímos de nosso hotel em Puerto Madero 5 horas antes do vôo, pegamos um taxi e dentro de aproximadamente 1 hora já estávamos no antiquado aeroporto de Ezeiza.



Nosso vôo partiria às 23h05min, balcões de check-in abertos as 20h e já encontrávamos uma pequena fila, que era causada por uma espécie de entrevista antes dos balcões de check-in. Realizada a mini entrevista, agora o caminho para o nosso check-in estava livre, novamente o check-in foi feito de forma cordial e atenciosa, milhas computadas no Privilege Club (mal sabia eu que isso iria me dar uma grata surpresa!) e boarding pass em mãos era hora de passar pelo processo de imigração. Neste horário EZE experimentava várias saídas internacionais, o processo de imigração era lento, perdemos bons minutos e com isso desfrutamos pouquíssimo do melhor Duty Free da America Latina. Se Ezeiza peca no quesito infra-estrutura, seu Duty Free dá um show.



Após gastar um pouco da grana no duty, era à hora de aguardar alguns minutos para o embarque. A aeronave que cumpriria o vôo que nos levaria ate GRU nesta noite era o A7-BBE, mais um 777-200LR da jovem frota da Qatar Airways, que se encontrava em posição remota. Minutos mais tarde a aeronave já se encontrava no gate 8, pessoas se aglomeravam ao redor do acesso do portão de embarque, eis que ocorre a chamada para o QR 922.





Como de praxe, passageiros com o Privilege Club dourado, Business class e com prioridade eram embarcados primeiramente, depois era vez dos passageiros da econômica, em EZE o embarque para econômica não se deu organizado com as bolinhas, mas sim com o numero do assento, nesta etapa meu assento marcado era o 30A e do Edu o 30B. Eis que uma grata surpresa ocorre! Quando entrego meu boarding pass o sistema alerta um erro, vou para o balcão ao lado do gate e os funcionários da Qatar chamam pelo meu sobrenome na sala de embarque, novo boarding pass e vem a noticia de que voaria na executiva do A7-BBE. Não poderia ocorrer surpresa melhor nesse dia! Assim que o funcionário do balcão informa: “Hoy va de ejecutiva”, recebo meu novo boarding pass com o assento 6A. Não perguntei o motivo de ter ido para a executiva, mas deve ter sido pela alta ocupação da econômica, como sou membro Privilege Club recebi o upgrade neste vôo.

Devidamente acomodado na 6A, recebo as boas vindas da comissária responsável por esta parte da cabine do T7, logo ela traz os fones de ouvido e o cardápio do jantar, que nesta noite era composto por: Aperitivo – salada grega com queijo, azeitonas e verduras variadas, prato principal com duas opções – Lasanha ao molho bolonhesa ou frango salteado com cebolas e arroz; e sobremesa – mousse de chocolate e uma porção de frutas.

Push back realizado pontualmente às 23h00min e começamos nosso taxi para a pista 11 de EZE. Aviso pelo PA em 3 línguas, nesta etapa o português não esteve presente. O comandante nos levara ao ponto de espera da 11, aguardamos por alguns segundos e estávamos alinhados. Potencia nas manetes e o A7-BBE rodava suave até ter seu manche puxado por um comandante ex-Varig e que já tinha voado a maquina, mas em sua versão ER na Rio-grandense. Sem restrições o QR 922 suuuuuuubia ao nível de cruzeiro autorizado, que nesta noite seria o 380.

Começo novamente a explorar o Oryx, dessa vez já sabendo das opções e quantas opções! Com certeza em vôos longos o Oryx é um baita diferencial. Selecionei uma das opções de áudio e comecei a experimentar a ótima poltrona da business class da Qatar. Business que está configurada em 2-2-2, tendo funções de massagem, telas do AVOD amplas e reclinação de 180 graus em flat bed. Com 1,80m de altura e com algumas hérnias na coluna, garanto a vocês que em vôos de longa duração as poltronas da executiva da Qatar no T7 são feitas para um belo sono, dá para dormir de forma tranqüila, confortável e privativa. Os comandos são de fácil entendimento, assim como o controle do AVOD. Tanto a poltrona como o Oryx são um show a parte! Optei por escutar uma seleção de musicas ao vivo da banda Genesis enquanto lia o jornal e esperava o serviço de jantar.




Panos quentes são oferecidos, depois a comissária responsável indaga qual é a minha opção de prato principal para o jantar, com a escolha já realizada, informei-a e prontamente fui atendido. Novamente, comida em boa quantidade e muito saborosa, sendo que poderia repetir a refeição. Assim que recebi o jantar, a indagação do que gostaria de beber, minha opção foi pela boa e velha Coca-cola. Saboreando o jantar, dou uma olhada para os GE-90 e imaginando as várias e várias milhas que seriam percorridas pelo QR 922 neste dia 07 de setembro que iniciara. Se estivesse na executiva ate Doha, dormiria sem problema algum durante horas ou mesmo sem sono o Oryx ajudaria a passar essas longas horas de vôo rapidamente.








A tripulação de forma atenciosa, perguntava se gostaria de algo mais, solicitei um novo copo de Coca e para que a bandeja com o jantar fosse retirada. Era hora de testar a poltrona, direto para a posição cama, 180 graus perfeitos! Muito confortável, mas como o vôo não era longo, sem tempo para um cochilo, infelizmente.

Com um provável vento de cauda o B777-200LR iniciava a descida para GRU, cumprindo a STAR Osamu para a pista 09R de Guarulhos. E uma sensação de tristeza já começava a bater neste que vos digita, tocamos a 09R no estilo pouso lambido, um belo pouso, diga-se de passagem, livramos pela CC, cruzamos a 09L, ingressamos na N, B para o gate no finger do TPS 2. Encerrava-se a primeira perna do QR 922 EZE-GRU-DOH, em menos de 2h15min.


Em tempos de uma aviação cuja competitividade é alta e os bons serviços são cada vez mais raros, voar em uma companhia cujo padrão é de alto nível realmente deixa um gostinho a mais. Mesmo sendo um passageiro de econômica ou executiva a Qatar Airways merece as 5 estrelas que possui atualmente, por toda a atenção prestada por sua tripulação e pessoal de terra em ambos os vôos, pelas poltronas tanto na executiva e econômica, seu sistema de entretenimento e por toda qualidade dispensada ao usuário, que cada vez mais está rara. Desejo sucesso a Qatar Airways em terras hermanas e Brasilis e que o alto padrão seja mantido. Que vários outros brasileiros possam escutar o “Bem vindo a Qatar Airways”.

Sucesso e parabéns Qatar Airways!

PS: Agradecimento especial a Eduardo Bentes colaborador e amigo do MST e companheiro nesta viagem, ao Frederico Cavalcante e para todos os membros do MST que cedem espaço no blog para este FR.

Papa Tango saudações e bons vôos a todos!



Um comentário:

  1. SO PRA TE AVISAR, VOCE TEVE UMA EXPERIENCIA DA CLASSE ECONOMICA. COMO O VOO ESTAVA LOTADO VOCE TEVE A SORTE DE SENTAR NA SEGUNDA PARTE DA CABINE DE ASSENTOS DA EXECUTIVA, MAIS OPERADO COMO ECONOMICA. O SERVICO QUE LHE FOI OFERECIDO FOI DE ECONOMICA. QUE BOM QUE MESMO ASSIM APROVEITOU! ...

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