quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Flight Report COPA: Panamá / Sto. Domingo no 737-800 parte II

Continuando o Flight Report (FR) anterior, permanecemos em solo panamenho por 3 horas onde eu, minha namorada e o restante do grupo nos dividimos para fazer compras nas diversas lojas do dutty free. Nosso voo estava programado para decolar as 11:32 horário local pelo portão 22 no voo CM195 com destino a cidade de Sto. Domingo capital da Republica Dominicana. Compras finalizadas decidi fazer um pequeno lanche antes do embarque onde degustei de um delicioso hot dog estilo americano. Ao olhar para o pátio de aeronaves tenho a grata surpresa ao ver a aeronave que realizaria esse trecho, um novíssimo Boeing 737-800 de prefixo HP- 1716CMP.

Nosso voo na tela mostrando a hora do embarque

o HP-1716CMP aguardando os passageiros no finger

Embarque autorizado e ficamos esperando um casal de amigos terminarem de almoçar no restaurante do piso superior no que resulta em sermos os últimos a embarcar na aeronave. Recepção cordial da tripulação e ao caminhar pelo corredor percebo que o 1716CMP possui o Sky Interior, confesso que o design é bem superior em termo de  conforto e beleza aos demais interiores da família 737, seus bins são bem maiores e práticos para colocar as bagagens de mão tema esse que vou relatar mais adiante. Já devidamente acomodados nos assentos 22E e 22F ficamos no aguardo do termino do embarque dos demais passageiros. Outra coisa que me agradou foi ver os novo sistema de controle de áudio nas poltronas e o fato da aeronave está  bastante limpa e cheirosa graças as comissárias que passavam com desodorizadores de spray  nos corredores.

Embarcando pela finger de N° 22

pequeno detalhe do novo Sky interior

Portas fechadas, acionamos os 2 motores CFM56-7B26 às 11:47LT e iniciamos o táxi para a pista 03L de Tocumen com pouco mais de 130 passageiros a bordo. Nosso tempo estimado de voo será de 02:20h até a capital dominicana. Manetes a toda potência e o 737-800 começa a rolar na pista de 2682m que  está bastante molhada e em poucos segundos decola e ganha o céu nublado e chuvoso panamenho. Após uma curva a direita subimos para o nosso nível de cruzeiro no FL350 (35,000pés) e em poucos minutos o tempo em rota muda e aparece um lindo sol. Já nivelados  a simpática tripulação distribui os documentos de preenchimentos alfandegários e da migração dominicana que é feito em poucos minutos e após recolher os mesmos começam o serviço de bordo.

Alinhando na 03L de Tocumen

Rotate

Hangar da Copa abaixo e vários 727 abandonados no pátio oposto

Preenchimento Alfandegário e de Migração Dominicana

Em voo de cruzeiro no FL350

Bom, como tivemos um ótimo café da manha no trecho MAO/PTY imaginei que o ''Almoço'' seria da mesma forma, puro engano foi servido  2 opções de sanduíches (frango ou carne) com biscoitos recheados, batatas chips e variadas bebidas tais como: água, refrigerantes, sucos e algumas bebidas alcoólicas. Confesso que tudo estava muito saboroso principalmente o sanduíche de frango que vinha com um recheio no qual não sei informar ao leitores. O entretenimento a bordo é um show a parte, boa variedades de músicas distribuídos em 12 canais, revista de bordo e alguns filmes de ação,  em relação ao novo interior (SKY INTERIOR) a angulação das paredes do novo 737-800 mudam a sensação de amplitude e espaço, as poltronas com novos revestimentos são mais modernas e contam com tomadas para aparelhos eletrônicos o que facilita bastante quem quer trabalhar ou se divertir sem contar com o teto iluminado por LED's que simulam a transição de dia e noite. 

''Almoço'' simples porém saboroso


Safety card do 737-800

02:00h de voo ja se passaram e começamos iniciar descida para o Aeroporto Internacional las Américas / José Francisco Pena Gomez, o sol desapareceu e entramos numa grande camada de nuvens escuras com turbulência leve, tripulação de cabine começa os procedimentos para pouso e observo pela janela a belas praias de Sto. Domingo. Ao passar pela perna do vento da cabeceira 17 a chuva aumenta de intensidade e a bela visão das praias dão a vez para as nuvens do tipo cumulus nimbus (CB's),  2 minutos se passam e já estamos alinhados na final. O 1716CMP toca em solo dominicano às 14:55 hora local, faz um taxiamento rápido até o terminal e às 15:00lt acoplamos no finger.



Ao desembarcar no terminal recebemos as boas vindas com um copo de rum (bebida típica dominicana) de gosto duvidoso, dei alguns goles e depositei num recipiente do banheiro. Taxa de entrada paga ($10) no guichê  vamos em direção as esteiras de bagagens, nossas malas são as primeiras a aparecer e ao pegar a minha tenho um susto: A mala estava violada, quebraram o cadeado e as minhas placas de identificação que eram da Tam e Emirates, abro na mesma hora e constato que extraviaram um vidro de perfume e o desodorante de uma famosa marca. Outro ponto negativo foram as condições que as malas do demais amigos chegaram...todas molhadas. Como estávamos com horário apertado devido ao nosso transfer para o resort em Punta Cana e os objetos furtados serem usados e de valor acessível, resolvo abrir mão de fazer a queixa no balcão da Copa Airlines. 


 Aproximação para a pista 17 do Aeroporto las Américas

minha amiga Bárbara com o copo de Rum 
sabor não muito agradável

Outro caso estranho que aconteceu dentro do terminal foi a interceptação de um policial fardado que pediu para um casal de amigos comprar uma garrafa de uísque numa loja de dutty free, o mesmo alegou que não poderia comprar pelo fato de estar em serviço. Feito o favor o mesmo agradeceu e desejou boas vindas ao país. Ao passar pela migração um agente federal encarou eu, minha namorada e nossos passaportes por  mais de 1 minuto bem sério e depois de fazer algumas perguntas básicas ficou nos olhando por mais alguns segundos que pra mim foram eternidades, deu um leve sorriso e nos liberou...ufa o drama tinha acabado e agora só pensava em curtir as férias. No próximo Flight Report vou mostrar um pouco de Punta Cana e o voo de retorno para Manaus (MAO) com escala no Panamá (PTY).

2 comentários: